
DIRETÓRIO ACADÊMICO BENJAMIN BAPTISTA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO
Anos depois, em 1957, a EMC foi federalizada, passando a liderar o conjunto de Escolas Federais que deram origem à UNIRIO. Foi nesse período que os nossos antigos estudantes mostraram sua força indo às ruas pelo direito a um novo Hospital Universitário. Em janeiro de 1966, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle passou aos cuidados da nossa Escola.
E assim se deu a origem a Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO, como ela é chamada desde 1988. Episódios vivenciados aqui vão desde a formação de mestresque se tornaram referências na Medicina, como Carlos Alberto Moraes de Sá e seu trabalho no tratamento da AIDS, até a formação de médicos que se tornaram figuras públicas, como o cardiologista e político Enéas Ferreira Carneiro. Isso sem falar dos diversos momentos da história do Brasil, como na ditatura militar, na qual mestres e alunos da nossa Escola organizaram um pronto-socorro clandestino para as vítimas do regime. No mesmo período, alunos do Diretório Acadêmico Benjamin Baptista organizaram o jornal ''Emecê'' como forma de denúncia e protesto.
Histórico
A Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO, nossa EMC, foi fundada em 1912. No auge dos seus mais de 100 anos de existência, é a quarta Faculdade de Medicina mais antiga do Brasil. Sua história pode ser contada a partir de 1858, com a criação do Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB), uma sociedade científico-cultural com finalidade de congregar seguidores das doutrinas do pai da Homeopatia, Samuel Hahnemann. Em 1911, um momento em que a ciência homeopática precisava crescer frente ao preconceito e ao desprestígio junto ao governo, os médicos e farmacêuticos desse Instituto decidiram fundar a Faculdade Homeopática do Rio de Janeiro.
A data simbólica escolhida para a sua fundação foi 10 de abril de 1912. Ainda neste ano, passou a se chamar Faculdade Hahnemanniana, e ao longo do tempo sofreu algumas mudanças na sua denominação, sendo uma delas em 1924, quando passou a ser chamada de Escola de Medicina e Cirurgia do IHB, nome que perdurou por mais 24 anos. Em 1916, nasceu o
Hospital Hahnemanniano para ser o seu Hospital de Ensino.
Em 1948, foi reconhecida a autonomia do desenvolvimento didático e científico da Escola e a proposta da sua emancipação foi aprovada. Assim passamos a ter a Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, independente, com sede no mesmo endereço que o Hospital Hahnemanniano divide até hoje com o Instituto Biomédico da UNIRIO.
Escola de Medicina e Cirurgia



Muitas dessas histórias estão documentadas na obra do Professor Mauricio Ribeiro Borges. O primeiro livro, intitulado “A História da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro”foi lançado durante as comemorações dos 200 anos do ensino médico no Brasil em 2008. E o mais recente, “A História do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle”, lançado durante as comemorações do Centenário da Escola de Medicina e Cirurgia em 2012“(...)é um relicário de fatos, imagens e de biografias de ícones da ciência médica”. (Boletim Bibliográfico Casa de Oswaldo Cruz, Vol.18, n.9, Set/2012). Disponíveis nas bibliotecas do IB e do HUGG, e também na sede do DABB.
Até hoje, mais de 10 mil médicos se formaram por essa nobre Escola. Sua sede atual está localizada no prédio da Decania do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, situada na Rua Silva Ramos, 32, no campus do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
Como aluno, agora também é seu papel lutar e trabalhar em prol da nossa instituição. Somos parte dessa Escola, temos a responsabilidade de carregar o seu nome e dar continuidade à sua tão gloriosa história.

